Turismo

Viajar no inverno: 5 destinos para descansar e curtir o frio

Tem coisa mais gostosa que curtir um clima de montanha cercado de bons vinhos, culinária incrível e paisagens bucólicas? Apesar de ser um país tropical, alguns cantinhos do Brasil oferecem essa experiência.

O estado de Minas Gerais, por exemplo, reserva aos visitantes surpresas muito agradáveis para quem ama viajar no inverno. Conheça alguns destinos para descansar e curtir o frio mineiro!

1. Caldas

O município bicentenário de Caldas está localizado na região da Serra da Mantiqueira, a 464km de Belo Horizonte. A cidade é um destino perfeito para os amantes do inverno, com temperaturas médias que podem chegar a 5ºC durante essa estação.

Logo no início do friozinho, a cidade sedia durante o feriado de Corpus Christi a Festa do Arraial. A diversão noturna é garantida no Largo da Igreja do Rosário, no centro, que concentra barracas de comidas e bebidas típicas, além de apresentações culturais. Outros eventos também são realizados ao longo do ano.

Durante o dia, os visitantes podem se esbaldar nos inúmeros pontos turísticos da região. Para os mais aventureiros, há a Pedra Branca, que fica a 1800 m de altitude. De lá, é possível apreciar o Mar de Minas, também conhecido por Mar de Montanhas.

Ainda para quem curte belas paisagens há a Capela de Santa Bárbara, que fica na Pedra do Coração, a 1.350m de altitude. O local serve como um mirante de onde se pode ver toda a cidade, que possui menos de 15 mil habitantes, mas conta com uma ótima infraestrutura para receber os visitantes — inclusive, o hotel em funcionamento mais antigo do Brasil.

2. Pocinhos do Rio Verde

Pocinhos do Rio Verde é um dos bairros de Caldas, mas oferece tantas opções de lazer que merece um tópico exclusivo. A principal atração do local é o Parque Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, que é considerado uma estância climática e hidromineral.

As fontes de água medicinais Rio Verde, São José e Samaritana contém propriedades sulfurosas e radioativas, que são ótimas para a saúde.

Em julho, a Festa do Biscoito homenageia a tradição de preparar biscoitos de polvilho em fornos de barro. Mas não é só isso: vinhos produzidos em adegas da região, iguarias da culinária mineira, artesanatos e shows musicais dão o tom da programação.

Cercado por montanhas e cachoeiras, Pocinhos do Rio Verde é um verdadeiro paraíso para quem quer viajar no inverno e ter momentos de tranquilidade.

3. Monte Verde

Distrito que pertence à cidade de Camanducaia, a 490km da capital mineira, Monte Verde é também privilegiada pela imensidão da Serra da Mantiqueira. A 1.600m de altitude, a vila tem cerca de 5 mil moradores que vivem em casinhas em estilo europeu, graças à influência dos primeiros habitantes, vindos da Letônia.

O turista tem à sua disposição roteiros gastronômicos e de aventura, como a visita à Pedra Redonda e os passeios de tirolesa e quadriciclo.

4. Gonçalves

Essa é mais uma cidade mineira recheada de boas atrações. A começar pela culinária e pelo clima típico serrano.

Cachoeiras, corredeiras, araucárias e picos que chegam a 2100 metros de altura encantam famílias inteiras. Como destino romântico, também é uma excelente opção, pois oferece bons vinhos e chalés muito aconchegantes.

5. Maria da Fé

É ela que ostenta a marca de temperatura mais baixa já registrada em todo o estado de Minas Gerais: -8ºC na década de 80! Atualmente, a cidade, que fica a 467km de Belo Horizonte, também é um destino invernal com atividades rurais e ecológicas.

Os destaques ficam por conta de fazendas, cachoeiras, artesanato feito com fibras da bananeira e o Pico da Bandeira, um observatório natural.

Você já conhecia esses destinos brasileiríssimos para viajar no inverno? Conte para a gente qual deles você pensa em conhecer!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This