Curiosidades

Descubra as 5 igrejas de Minas Gerais mais incríveis para visitar

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre as igrejas de Minas Gerais, certo? Afinal de contas, esse estado é repleto de edifícios religiosos, dos mais variados tamanhos, cores e inspirações arquitetônicas. Essa manifestação religiosa ocorre por conta da forte influência do catolicismo na colonização da região.

Independentemente de sua crença ou religião, é impossível negar a importância cultural que esses prédios possuem e como eles são imprescindíveis para a história e beleza das cidadezinhas de Minas Gerais. Conhecer essas igrejas é, portanto, ficar mais próximo da história de nosso Brasil e se conectar melhor com as nossas raízes.

Mas afinal, quais são as igrejas mais importantes de Minas Gerais? Embora seja impossível fazer uma lista com todas, selecionamos algumas opções imperdíveis e que devem ser visitadas caso você esteja de passagem pelo estado. Acompanhe!

1. Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

A cidade de Caldas é muito mais do que uma estância hidromineral. O município é também o lar da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, que conta com o Quadro de Anunciação à Virgem Maria em sua entrada e várias riquezas trazidas diretamente de Portugal durante a época de sua construção.

2. Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Localizada na cidade de Catas Altas, a sua construção ocorreu em meados dos anos 1700. Seu estilo é predominantemente barroco e extremamente charmoso. Além disso, a igreja contém peças importantíssimas de vários artistas brasileiros, como o famoso Aleijadinho, personagem fundamental do estilo no Brasil e um dos maiores artistas que já viveram em nosso território.

3. Catedral da Nossa Senhora da Assunção

Chamada também de Catedral Basílica da Sé, essa igreja está localizada na cidade de Mariana. Assim como o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, esse edifício abriga obras de Aleijadinho e outros artistas do período barroco. A sua construção, inclusive, se deu mais ou menos na mesma época do que a igreja anterior.

4. Igreja Matriz de Santo Antônio

Santa Bárbara é o lar da Igreja Matriz de Santo Antônio, dedicada ao famoso santo casamenteiro. Essa igrejinha é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais e recebe milhares de visitantes todos os anos. A cidade de Tiradentes também tem uma matriz dedicada ao santo, que vale muito a pena ser visitada.

5. Igrejinha da Pampulha

Fugindo um pouco do período mais clássico da arquitetura do Brasil, chegamos a um exemplar da arquitetura moderna. A igreja da Pampulha conta com desenhos de Oscar Niemeyer e está situada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O complexo em que ela está inserida foi recentemente tombado como Patrimônio da Humanidade.

Como podemos ver, há diversas igrejas de Minas Gerais para conhecermos em nossos passeios. Por isso, inclua algumas delas em seu roteiro de viagens e faça uma visita para conferir de perto todas essas belezas e a sua carga histórica indiscutível. Vale a pena fazer uma visita!

Gostou deste artigo? Então, você provavelmente gostará também de conferir o nosso post sobre as principais manifestações culturais que acontecem em Minas Gerais. Boa leitura e até a próxima!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This