Curiosidades

4 dicas para organizar uma excursão em grupo para uma viagem de ecoturismo

Uma boa viagem deve ser capaz de proporcionar experiências incríveis e quando realizada em meio à natureza costuma ser mais incrível ainda! Nesse caso, é bom saber como fazer uma excursão em grupo — ótima para unir os encantos naturais e grandes amizades.

O planejamento da viagem é importantíssimo, pois garante a segurança, otimiza o tempo, economiza dinheiro e possibilita conhecer melhor as opções que o destino definido reserva. Antecipar toda a programação gera tranquilidade para curtir melhor a experiência.

O objetivo deste post é oferecer a você 4 dicas valiosas com instruções de como fazer uma excursão e tornar inesquecível a viagem de ecoturismo para todo o grupo. Podemos garantir uma memória enriquecida e muitas histórias para contar no futuro! Boa viagem!

Saiba agora como fazer uma excursão em grupo

1. Escolha bem o lugar

No Brasil, o ecoturismo é o tipo de viagem que pode ter milhares de opções, assim, tudo depende do que você procura, se quer lugares conhecidos ou alternativos. Esse é o ponto mais importante da sua organização — a partir disso, você determinará os próximos passos.

Pesquisar sobre o destino com antecedência é fundamental para que não haja imprevistos. Saber sobre o clima e a previsão do tempo no local, o deslocamento até as principais atrações, a necessidade de compra de ingresso antecipado são pontos que precisam ser analisados antes de viajar.

Algumas alternativas que se pode levar em conta na hora de decidir, são cidades que contem com belezas naturais, de fácil acesso e sem muitos horários para visitação. Piscinas naturais, cachoeiras e montanhas são escolhas perfeitas para esse tipo de programa.

Cidades que tenham história e cultura diferenciadas vão render boas lembranças para o grupo. Por exemplo, você já conhece Caldas, em Minas Gerais? Rodeada por cachoeiras e montanhas, a região é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza.

Vale conhecer também cidades que tenham cavernas, práticas de mergulho, trilhas ou safaris — o importante é explorar. Lembre-se de verificar como podem ser realizados os passeios sem o apoio de agências, assim, consegue-se explorar alguns pontos por conta própria.

2. Considere quantas pessoas levar

No ecoturismo, é preciso ter fôlego para algumas atividades, como trilhas ou travessias, então, pense nos amigos aventureiros, que curtem um contato com a natureza e estão sempre prontos para se desligar da rotina, nem que seja por um dia.

Contudo, quanto maior for o grupo, mais planejamento será necessário, o que exige do organizador um controle de todas as ações que envolvem a viagem. Dependendo do número de pessoas, será preciso, por exemplo, contratar uma empresa para locação de van ou ônibus.

Nesse caso, repense o destino e coloque na balança se é tranquilo chegar até lá viajando com esses meios de transporte, ou se você vai usá-los apenas para chegar até o hotel, por exemplo, e de lá organizar as saídas por contra própria.

3. Pesquise para decidir onde se hospedar

Vocês vão passar um dia? Um final de semana ou um feriadão? A hospedagem precisa ser pensada também na hora de organizar excursões em grupo. Pode ser preciso, por exemplo, acomodar tanto casais quanto solteiros, se for o caso.

Para garantir a tranquilidade de todos, um dos primeiros itens que devem ser definidos é a hospedagem. Reservar um bom hotel que ofereça a todos, acomodações de qualidade e boa gastronomia também é parte importante da viagem.

Em algumas temporadas a demanda para a hospedagem em certos destinos é muito grande, por isso, é importante reservar com antecedência para garantir que não haja imprevistos.

A fim de combinar ainda mais com o ecoturismo, pesquise por hotéis ou pousadas em que se promovam o bem-estar — vocês vão precisar depois de um dia intenso! Encontrar um lugar que seja reservado, com tranquilidade e destinado aos adultos pode trazer muita harmonia para esse passeio.

4. Escolha os passeios

Agora que já definiu o pessoal, o destino e a hospedagem, chegou o momento de aproveitar o destino escolhido. É aconselhável reunir os amigos para planejar o roteiro e os passeios, para que tudo saia perfeito.

Geralmente, atividades de ecoturismo contam com empresas especializadas para guiar excursões em grupo nos passeios. Caso precise contratar uma, confira as regulamentações dessas empresas, as normas de segurança e a qualidade dos serviços.

Não basta apenas saber como fazer uma excursão. Você também deve saber organizar atividades que agradem a todos, com ou sem a necessidade de guias. Algumas simples, como mergulhos em locais de fácil acesso, passeios de bicicleta, ou visitas culturais podem ser uma grande diversão para todo o grupo.

Não se esqueça de providenciar o kit emergencial — com produtos de primeiros socorros e uma lanterna — pois, o grupo pode precisar, em caso de imprevisto ou situação indesejada.

Também é interessante organizar essas atividades por proximidade. Assim, você consegue conhecer mais de um lugar no mesmo dia. O importante é a companhia para ter muitas histórias para contar.

É muito comum algumas trilhas serem bem demarcadas e de fácil localização, entretanto, pode acontecer de algumas delas não serem visíveis ou foram cobertas pela vegetação. Neste caso é importante contar com um guia ou GPS e sempre pesquisar sobre o percurso com antecedência.

Conheça o Sul de Minas Gerais: uma ótima opção para o ecoturismo

O Sul de Minas é repleto de encantos e com uma natureza exuberante que agrada a todos os turistas. Dentre as belas cidades, destaca-se Pocinhos do Rio Verde, um lugar tranquilo com clima agradável e aconchegante. Um ótimo destino para uma excursão e viagem de ecoturismo.

Conhecida como uma estância hidromineral e distrito de Caldas, Pocinhos do Rio Verde possui aproximadamente 1000 habitantes. Com suas belas igrejas, o vilarejo tem raízes históricas do século XVIII, quando se iniciou a busca pelo ouro na região.

O ecoturismo na região de Pocinhos do Rio Verde vem crescendo bastante, atrações como as belas cachoeiras da Cascata Antônio Monteiro, Cachoeira da Rapadura, Cachoeira da Margarida e várias outras que encantam os turistas que visitam a região.

A Pedra Branca, com seus 1850 metros de altitude é o ponto mais alto da região e reserva uma vista de tirar o fôlego. Suas grutas, cavernas e formações rochosas, além da fauna e flora rica e preservada fazem do local um destino ideal para uma excursão de ecoturismo.

Uma experiência que os turistas não podem deixar de aproveitar para conhecer em Pocinhos do Rio Verde são as águas termais, com propriedades medicinais comprovadas — é uma excelente chance para relaxar após um dia intenso.

Para o sucesso da excursão é fundamental ter um lugar apropriado para passar as noites. Uma ótima alternativa no sul de Minas é o Grand Hotel Pocinhos, o mais antigo hotel brasileiro, repleto de requinte e qualidade, além da famosa gastronomia.

Por fim, para que tudo isso saia como o planejado, não se esqueça de conferir as reservas e pagamentos com antecedência e conferir se não está deixando nada importante fora da bagagem, para que o grupo aprecie cada minuto desfrutando da natureza.

Defina um orçamento para a viagem, sempre levando em consideração que despesas extras podem ocorrer. Também é fundamental pesquisar as formas de pagamento do destino — alguns lugares não aceitam cartões e não tem bancos, então, é aconselhável sempre andar com uma quantia em dinheiro.

As excursões em grupo servem para se aproveitar todos os momentos bons da amizade. Então, planeje a viagem para que passem o máximo de tempo juntos. Certamente, com essas dicas, você agora sabe como fazer uma excursão e todo o grupo aproveitará ao máximo o que a natureza tem a oferecer!

E aí, gostou do post? Quer saber tudo sobre viagens e onde hospedar o grupo com segurança e conforto? Então entre em contato conosco e ficaremos muito contentes e auxiliar no seu planejamento!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This