Para quem gosta de tranquilidade e lugares repletos de muita natureza, Minas Gerais é um destino maravilhoso e cheio de encantos. No sul do estado existe um local irresistível e que atrai turistas o ano inteiro, chamado Balneário de Pocinhos do Rio Verde.
Localizado na cidade de Caldas, o lugar é perfeito para quem busca dias agradáveis, com banhos em águas termais e curativas, além de passeios de cachoeira, caminhadas em montanhas e outros atrativos que o distrito oferece.
Quer saber mais sobre o maravilhoso balneário e ter em mãos um roteiro inesquecível com o melhor em hospedagem na região? Continue a leitura, prepare as malas e boa viagem!
Estância hidromineral com poderes curativos
Com cerca de mil habitantes, Pocinhos do Rio Verde é um pequeno distrito de Caldas, a cerca de 470 km de Belo Horizonte e pouco mais de 270 Km (3h de distância) da agitada São Paulo.
Tem um clima bem ameno, típico de montanhas, com uma farta culinária regada a muitos queijos, vinhos e doces. Há inúmeras vinícolas e pontos de venda de produtos caseiros — muito requisitados pelos turistas — espalhados por todo o balneário.
Um ponto forte do lugarejo é o ecoturismo devido às inúmeras cascatas, rios e cachoeiras com águas límpidas e que apresentam uma incrível tonalidade azul esverdeada.
Quem deseja se aventurar nessa natureza peculiar pode incluir caminhadas para apreciar atrativos como o Rio Soberbo, a Cachoeira da Rapadura, a Cascata Antônio Monteiro e a Cachoeira da Margarida, no Rio Pardo.
Atrações do Balneário de Pocinhos do Rio Verde
O que atrai milhares de visitantes desde 1940 são as famosas fontes de águas termais do balneário, construído há mais de 70 anos. Esses recursos têm reconhecidos valores medicinais e curativos para várias enfermidades.
Segundo estudiosos, isso se deve ao fato de o distrito estar situado em cima da cratera de um extinto vulcão, cuja abertura teria mais de cem quilômetros de diâmetro. O resultado são águas sulfurosas, repletas de metais radioativos e do elemento zircônio, que têm o poder natural de curar doenças.
Para facilitar a imersão nessa maravilha natural, o balneário tem diversos espaços para banhos, hidromassagem e sauna, com a temperatura da água atingindo cerca de 37 graus.
Reforma e revitalização concluídas em 2018
Depois de ficar três anos fechado para reformas, em fevereiro de 2018 o Balneário de Pocinhos do Rio Verde foi, finalmente, reaberto ao público pela prefeitura local.
Muita aguardada por visitantes e também comerciantes locais, a revitalização custou cerca de R$ 3 milhões e deixou o local ainda mais exuberante e adequado ao turismo pulsante.
Com isso, há um “novo” balneário que oferece banheiras e louças sanitárias, além da parte estrutural (elétrica e hidráulica) totalmente revitalizada. Foram renovados, ainda, os espaços das saunas e duchas. Também houve contratação de profissionais para orientar os tratamentos nas famosas águas sulfurosas.
Onde se hospedar em Pocinhos do Rio Verde
Para quem está decidido a passar um tempo relaxando e cuidando da saúde no Balneário de Pocinhos do Rio Verde, uma excelente opção é o Grand Hotel Pocinhos, que encanta pelo conforto da hospedagem e também pela história.
Fundado há 130 anos, é considerado o hotel mais antigo do Brasil em funcionamento, sem interrupção de suas atividades mesmo em períodos de reforma. Já abrigou hóspedes ilustres como o ex-presidente Getúlio Vargas, que costumava ir a Pocinhos para tratar de diversos males.
Tem a “fama” de receber muito bem os turistas, tendo como relíquia uma espécie de livro de ouro em que estão registradas curas e impressões positivas de inúmeros visitantes que passaram por ali ao longo de muitas décadas.
Além disso, a hospedagem foca em melhorias contínuas, embora preserve o elegante estilo colonial e a enogastronomia, que consiste em harmonizar saborosamente vinhos com diversos pratos da culinária mineira, outro ponto forte da região.
Conhecer Balneário de Pocinhos do Rio Verde é o que você precisa se o objetivo é renovar a energia, livrar-se do estresse e levar mais saúde para a sua vida, de forma natural e permanente!
Para saber mais sobre o local, como se hospedar e aproveitar o melhor de Pocinhos, entre em contato com o Grand Hotel e faça a sua reserva!