Conhecer lugares novos é sempre uma ótima opção. Descobrir novas formas de aproveitar uma viagem serve para todas as idades, o importante é se desligar da rotina. Por isso, a dica de hoje é turismo de aventura, já conhece?
Ele é um tipo de viagem enriquecedor, mas saiba que é preciso ter muita atenção e se planejar muito bem para que não haja imprevistos ou acidentes. Sendo assim, continue a leitura e explore mais sobre esta prática!
O que é turismo de aventura?
O que parecia ser apenas treinamentos do exército em meio à natureza, hoje já é muito procurado por turistas de todas as idades. O turismo de aventura é a prática radical de atividades no meio ambiente, ou seja, se você está planejando nas próximas férias fazer mergulho, trilhas, conhecer cachoeiras, cavernas ou se aventurar por rapel, saiba que é sobre esse tema que precisa pesquisar.
Essas atividades merecem atenção especial, pois é muito importante saber que imprevistos são comuns, e por isso, contratar uma empresa especializada e de confiança é uma opção.
Quais são os cuidados necessários no turismo de aventura?
Inúmeros são os casos de acidentes envolvendo turistas durante alguma atividade na natureza, por isso, é importante ficar atento aos avisos a seguir, para ter uma viagem longe de preocupações. Caso você não tenha experiência com o turismo de aventura, o mais adequado é contratar uma empresa de qualidade, bem recomendada por outros usuários e que faça o acompanhamento durante as atividades.
Se hidratar e manter uma boa alimentação antes e durante os exercícios deve ser uma prioridade dos aventureiros de plantão — lembre-se de que você fará mais esforço do que o habitual. Se planejar fisicamente também faz parte dos cuidados necessários, por isso, descanse bem na noite anterior, prepare a mente para sair da rotina, faça alongamentos e exercícios físicos antes da viagem e já vá se acostumando.
Quais esportes podem ser feitos no turismo de aventura?
Engana-se quem pensa que essa modalidade deve ser feita apenas por jovens aventureiros. Portanto, conheça agora 3 atividades que podem ser praticadas em qualquer idade.
1. Mergulho
Você sabia que existem mergulhos para todo o tipo de experiência do explorador? Desde os mais simples, que podem ser feitos apenas com máscara e snorkel e sem a ajuda de aparelhos de oxigênio, até os profissionais, que contam com a ajuda de equipes especiais para isso.
O importante é o contato com a natureza marinha, aprender sobre diferentes espécies e ter uma experiência enriquecedora.
2. Trilhas
As trilhas, assim como o mergulho, são para vários níveis de aventureiros. Em algumas regiões é possível fazer essas caminhadas, mas atenção aos lugares novos. Tenha conhecimento do caminho, converse com moradores locais ou outras pessoas que já tenham passado por lá. E não se esqueça de usar roupas adequadas e leves, assim não prejudica você durante o passeio.
3. Cachoeiras e cavernas
Da mesma forma que é importante conhecer o roteiro para trilhas, saber como é feita a exploração até chegar nas cavernas e cachoeiras merece atenção durante a prática do turismo de aventura.
Nesses dois tipos o aconselhável é a presença de pessoas experientes que já conhecem a região. Fique atento aos horários de passeio para não voltar quando for noite, saiba os limites explorados pelas cavernas, por exemplo, e fique longe das pedras nas cachoeiras.
Seja qual for a modalidade escolhida, saiba que, no Brasil, existem inúmeros lugares para se descobrir, e um deles é Pedra Branca, em Caldas, Minas Gerais. Por lá você encontrará espécies raras da natureza, já que a região faz parte da Reserva Biológica em uma área de proteção ambiental.
E você, gostou do nosso post sobre turismo de aventura e quer aprender mais sobre outros tipos? Então, leia sobre o turismo de bem-estar.