Você é daqueles viajantes que adora contato com a natureza? Gosta de aprender sobre novas espécies? Pensa em como fazer trilhas e fugir da rotina?
O caminho pode ser cansativo nas primeiras vezes, mas a recompensa faz a gente se esquecer de tudo ao chegar no topo da montanha e ver toda aquela natureza linda, concorda?
Se você já fez trilhas, mas ainda não pratica com frequência, temos aqui dicas valiosas de como fazer trilhas e incluir essa modalidade nas suas viagens. Continue a leitura.
1. Pesquise antes de ir
A primeira dica é conhecer muito bem por onde vai se aventurar. Além das pesquisas que podem ser feitas através do Google, por exemplo, você pode entrar em contato com moradores ou outras pessoas que já tenham feito aquela trilha e pegar dicas.
Se você ainda não sabe como fazer trilhas, pode consultar grupos de aventureiros. Certamente, eles vão dar dicas valiosas para iniciantes.
A pesquisa também inclui saber a intensidade daquela caminhada, se a região tem horário para visitação e se outros viajantes passam por lá, bem como informar-se sobre a presença de plantas venenosas e animais peçonhentos.
No início, o ideal é passar por onde outros aventureiros costumam ir. Espere ter maior experiência e alcançar um nível mais alto para começar a explorar novos lugares.
2. Esteja preparado fisicamente
Caminhadas em trilhas são mais intensas, não é a mesma coisa que dar a volta ao parque, por exemplo. É preciso entender que vai haver subidas, descidas, escaladas por pedras e que você precisa estar com a saúde em dia para isso.
Faz parte do processo de como fazer trilhas visitar um médico antes, realizar exames de rotina e informar suas novas atividades.
3. Leve água e comida
Além do preparo físico, você também precisa cuidar da alimentação nos dias que antecedem o evento para que não tenha imprevistos de queda de pressão ou mal-estar durante a caminhada.
Prepare garrafas com água, pois é necessário se manter hidratado durante o caminho. Alimentos leves, como frutas, barrinhas de cereal, biscoitos e sanduíches, também são boas opções.
4. Na mochila, carregue somente o necessário
Escolha um modelo adequado para o seu tamanho, que não seja nem muito grande nem muito pequeno, preferencialmente específico para esse tipo de aventura. Lembre-se de que deve acomodar os itens essenciais que você precisa carregar sem prejudicar a sua coluna.
Para quem está iniciando e ainda não sabe muito bem como fazer trilhas, esta dica é muito valiosa: durante o trajeto vai encontrar aranhas, carrapatos e insetos, por esse motivo tenha sempre um kit de primeiros socorros, curativo, repelente e protetor solar, por exemplo.
Carregue, também, corda, lanterna, boné, papel higiênico e saco de lixo. Lembre-se de manter a natureza da maneira que encontrou.
5. Use roupas adequadas
Escolheu um lindo final de semana de sol para aprender como fazer trilhas? Saiba que vai precisar de roupas e calçados adequados.
Não se esqueça de usar meias esportivas e de colocar fitas nos calcanhares, para evitar bolhas durante a caminhada.
Leve uma peça de roupa extra, já que a mudança de tempo e temperatura pode ocorrer no caminho. Procure usar roupas leves e confortáveis, com as quais consiga se movimentar sem ter trabalho, afinal já vai estar com a mochila nas costas.
Apesar de esse tipo de turismo parecer um pouco trabalhoso, estar em contato com a natureza, encontrar espécies desconhecidas e passar por lugares incríveis faz com que nos desconectemos do cotidiano. Ao final, todas as dificuldades são esquecidas e somos bem recompensados.
Para quem está começando a fazer trilhas, um final de semana pode ser suficiente para a exploração de lugares mais fáceis, como Pedra Bonita, em Caldas, por exemplo.
Também na região de Caldas/MG, você pode conhecer Pedra do Coração; lá de cima é possível ver toda a cidade. Se você aprecia montanhas, plantas e flores vai adorar conhecer mais sobre esta localização e pode ser um ótimo lugar para aprender como fazer trilhas.
Conheça outros lugares para fazer trilhas em Minas Gerais neste artigo que separamos. Não deixe de conferir!