O Estado de Minas Gerais não está cercado apenas de monumentos históricos e culturais. Picos, cachoeiras, variedade de espécies de animais, além de uma vasta vegetação, também fazem parte das belezas naturais de Minas Gerais.
Por isso, cada vez mais, esse local atrai turistas do mundo todo, que querem se desconectar das loucuras da vida urbana.
Em cada canto de Minas, é possível encontrar atrações incríveis para os amantes do ecoturismo e da fauna e flora, incluindo uma das regiões mais visitadas do Brasil, o famoso Parque Nacional da Serra da Canastra.
No entanto, existem outras atrações que também merecem ser exploradas. Quer descobrir quais são elas? Então acompanhe as nossas dicas e monte o seu roteiro de viagens mineiro!
Serra do Cipó
Considerado um dos destinos mais exuberantes do país, a Serra do Cipó é conhecida por abrigar dezenas de cachoeiras exuberantes. A região ainda é casa de cerca de cinquenta e cinco espécies de mamíferos, além de inúmeras plantas que crescem apenas no local. Mas essas não são as únicas belezas naturais que essa região abriga.
A Serra do Cipó possui ainda um Parque Nacional com espaços atrativos para atividades físicas e entretenimento, ao lado de cachoeiras maravilhosas. O local ainda é explorado por vários pesquisadores interessados em conhecer a biodiversidade existente.
Veja também AS MELHORES CIDADES COM CACHOEIRAS EM MINAS GERAIS!
Pico da Bandeira, Pedra da Mina e Agulhas Negras
Quando o assunto é aventura, não faltam picos a serem explorados em Minas Gerais. Devido à grande quantidade de serras, o Estado oferece diversas trilhas e picos gigantescos para quem gosta de se aventurar na natureza. Sem dúvidas, são muitas as opções no estado para os amantes de trekking e escaladas!
Entre os picos mais famosos estão:
- Pico da Bandeira, em Alto Caparaó (medindo aproximadamente 2.900 metros e sendo o terceiro mais alto do Brasil);
- Pico da Pedra da Mina, em Passa Quatro;
- Pico das Agulhas Negras, em Bocaina de Minas, considerado também uma das atrações principais do Parque Nacional de Itatiaia.
Veja também: 5 cidades mineiras que você precisa conhecer!
Serra da Canastra
Abrangendo mais de seis municípios de Minas Gerais, a Serra da Canastra possui uma grande variedade de cachoeiras, incluindo Fundão, Parida, Chinela, Cerradão, Jota, Rolinhos e Casca D’Anta, uma das mais famosas e visitadas da região.
Contudo, além das incríveis cachoeiras, essa região também é rica em fauna, permitindo que você se surpreenda diante de um imenso cerrado com diferentes espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. É impossível não se encantar com esse contato direto com a natureza.
Serra da Mantiqueira e Santa Bárbara
Sete dos melhores destinos brasileiros de ecoturismo estão presentes em Minas Gerais, segundo a avaliação do Guia Quatro Rodas. Lindos paraísos espalhados pela região mineira hoje se tornaram o destino preferido de amantes da natureza que querem se desligar da correria da cidade grande.
Por outro lado, para quem está em dúvida por onde começar a viagem pela região mineira, vale a pena conhecer as pousadas de Monte Verde (na Serra da Mantiqueira), as cachoeiras e trilhas de Santa Bárbara (próximo de Belo Horizonte) e as cavernas de Conceição do Ibitipoca (Zona da Mata Mineira).
Lapinha da Serra
Esse povoado encantador reserva algumas das paisagens mais deslumbrantes de Minas Gerais. O cenário principal é composto por uma imensa lagoa ao pé da serra, onde escondem-se dezenas de cachoeiras, trilhas, picos e mirantes.
O vilarejo abriga, ainda, alguns tesouros arqueológicos interessantíssimos. Por lá, é possível apreciar pinturas rupestres de mais de 7 mil anos! O valor histórico e científico é imenso, o que faz com que a Lapinha da Serra seja ainda mais especial.
Pocinhos do Rio Verde
Ideal para quem procura descanso e lazer, Pocinhos do Rio Verde é um dos destinos mais incríveis da região mineira.
Famoso por sua estância hidromineral, esta região ainda oferece boa gastronomia e um trajeto repleto de cachoeiras e vinícolas. Atualmente, Pocinhos do Rio Verde tornou-se um dos destinos mais procurados pelos fãs do ecoturismo, mas foi pelas propriedades de suas águas que o destino ficou famoso.
Evidências científicas apontam que as águas hidrominerais de Pocinhos do Rio Verde possuem caráter medicinal para diversas doenças, principalmente as que são ligadas ao trato digestivo. Mais do que isso, é inegável o poder de relaxamento das águas de Pocinhos do Rio Verde. Com certeza, um destino imperdível!
Lavras Novas e Chapada
Esses dois distritos do município de Ouro Preto oferecem aos amantes da natureza trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes. São poucos quilômetros que separam os dois vilarejos, que podem ser visitados em uma mesma viagem.
Além de abrigarem algumas das mais incríveis belezas naturais de Minas Gerais, os vilarejos ainda possuem uma riqueza cultural imensa, carregada de mitos e lendas regionais. O clima interiorano e a grande variedade de restaurantes deliciosos completam a lista de atributos que fazem do destino uma excelente opção para um final de semana diferente e agradável.
Complexo do Espinhaço
Milho Verde, Capivari, Serro, Diamantina e São Gonçalo do Rio das Pedras são apenas alguns dos destinos de onde é possível apreciar as belezas do Complexo do Espinhaço (que também inclui a Serra do Cipó).
Não é à toa que a Serra do Espinhaço é conhecida como a Cordilheira dos Andes brasileira. A região abriga espécies raras, valiosas e, até mesmo, curiosas. Entre os animais, é possível avistar lobos-guarás, pacas, seriemas, veados e muitos outros exemplares.
O complexo é também o marco divisor de três biomas diferentes: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Por isso, a Serra do Espinhaço é berço de faunas variadas, que permeiam esses três ecossistemas. No entanto, a marca registrada do Espinhaço é a sempre-viva, uma flor típica da região que pode durar mais de 60 anos sem murchar!
Capitólio e Lagoa de Furnas
No entorno da hidrelétrica de Furnas, as águas refletem uma imensidão de tons verdes e azuis. Cânions, cachoeiras e poços são apenas algumas das atrações da região, de beleza tão exuberante que, por um minuto, fazem os mineiros esquecerem da falta do mar.
A verdade é que as águas doces não deixam nada a desejar em relação às praias paradisíacas do litoral brasileiro. Para chegar aos poços e cachoeiras mais próximos da borda, é necessário cruzar trilhas de intensidades variadas.
No entanto, como o lago é um dos mais extensos de todo o mundo, muitas das atrações só podem ser acessadas por meio de lancha, escuna ou outro transporte aquático.
Grand Hotel Pocinhos, o mais charmoso das montanhas do Sul de Minas!
Caldas
Caldas é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, proporcionando vários atrativos para os amantes da natureza. As paisagens naturais das montanhas é o convite perfeito para aventureiros que estão em busca de novos horizontes. Vale a pena conhecer os lindos hotéis disponíveis na região, além de outros encantos culturais.
Além das belezas naturais, Caldas ainda oferece aos turistas a oportunidade de saborear as delícias da culinária mineira, tudo isso em uma cidade bucólica e tranquila. Ideal para quem quer descansar e curtir a natureza, não é?
E, você? Está pronto para fazer as malas e conhecer de perto as belezas naturais de Minas Gerais? Se você deseja continuar acompanhando os nossos conteúdos, basta curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro dos melhores roteiros de viagens!
Veja também: 4 motivos que tornam Caldas um lugar inesquecível!
E, você? Está pronto para fazer as malas e conhecer de perto as belezas naturais de Minas Gerais? Se você deseja continuar acompanhando os nossos conteúdos, basta curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro dos melhores roteiros de viagens!