Ao visitar um novo lugar é sempre interessante experimentar de toda sua história. Conheceremos hoje as curiosidades sobre a cachaça para que você possa incluir nos seus roteiros gastronômicos essa bebida que conta com diversas variações, texturas e sabores.
Ela é tão especial que existe o Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro. Uma das bebidas mais consumidas aqui no Brasil também é muito apreciada internacionalmente, você sabia?
Continue a leitura deste artigo para descobrir as curiosidades da cachaça e inclui-la nas suas próximas viagens gastronômicas.
Qual a origem do nome?
Precisamos conhecer de onde veio essa cultura, por isso, a primeira da lista de curiosidades sobre a cachaça que vamos apresentar é sobre a origem de seu nome.
São muitas as histórias contadas para essa origem, uma delas é de que o nome pode ter vindo da Espanha — cachaza — que significa vinho de borra.
Quem foram os principais consumidores?
Outra curiosidade sobre a cachaça é que ela chegou ao Brasil há mais de 400 anos e era muito apreciada por escravos que bebiam para aguentar os longos dias de trabalho árduo.
Em 1635, os portugueses proibiram o consumo da cachaça no Brasil, pois a popularização do seu consumo por ser uma bebida de baixa custo, passou a prejudicar o consumo de outras bebidas. Ainda assim, não impediu que continuasse a ser consumida no Brasil, mesmo que de forma ilegal.
Hoje não há mais diferenciação de público, sendo degustada em todos os estados brasileiros.
A cachaça é conhecida em outros países?
Sim! Hoje ela já é internacionalmente conhecida e alguns famosos como John Travolta e Snoop Dogg já serviram de garotos propaganda em comerciais para algumas marcas. Em algumas séries e filmes, a cachaça também já apareceu bastante nas telas.
São inúmeras marcas de cachaça vendidas internacionalmente, mas entre as brasileiras mais conhecidas estão Velho Barreiro, 51 e Ypióca. A 51 é muito procurada já que sua distribuição atinge mais de 30 países.
No Brasil, os maiores consumidores em suas mais variadas versões são os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Ceará.
Rum e cachaça são a mesma coisa?
Uma bebida que possui grande variedade de nomenclaturas espalhadas pelo país como: branquinha, danada ou aguardente e que por conta do seu teor alcoólico variar entre 16 e 70%, pode ser facilmente considerada um rum brasileiro.
Mas aí está mais uma das grandes curiosidades sobre a cachaça, apesar de ser considerada quase como “parente” do rum, a produção acontece de outra maneira.
As duas bebidas são feitas de cana, mas a cachaça é destilada do caldo de cana fermentado, enquanto o rum, é produzido a partir do melaço. Mas saiba que nem sempre aguardente é feita de cana, por vezes são produzidas a base de cereais, frutas ou raízes.
Como consumir essa bebida?
A produção dela é estimada em 80 milhões de garrafas, quase 1,2 litros por ano no mundo, sendo praticamente todo consumo aqui no Brasil, sendo a terceira bebida mais consumida de todas.
A cachaça não é apenas consumida pura, pode ser usada como caipirinha, com frutas maceradas ou apenas com cubos de gelo, geralmente consumida antes ou depois de uma boa refeição.
O estado de Minas Gerais é considerado um dos maiores produtores de cachaça do país, além de ter muitas histórias culturais e gastronômicas.
Se você gostou do nosso artigo sobre as curiosidades da cachaça, que tal conhecer um pouco mais sobre os queijos de Minas Gerais? Boa leitura!