Curiosidades

Conheça 4 destinos com águas termais no Brasil

Quem disse que é preciso viajar para fora do Brasil para poder relaxar um pouco? Se você deseja se desligar dos problemas do cotidiano por alguns dias e garantir bem-estar e diversão, os destinos com águas termais no Brasil são excelentes opções de férias.

Esses lugares contam com uma boa infraestrutura turística e apresentam belas paisagens. Além disso, as águas dos balneários têm poder curativo e relaxante, proporcionando uma experiência única e muito mais completa para os visitantes.

Que tal saber mais sobre esses locais para que você possa programar férias diferentes e inesquecíveis? Então, continue a leitura e confira 4 destinos com águas termais no Brasil!

1. Pocinhos do Rio Verde (MG)

Trata-se de um distrito rural localizado a 30 km da cidade de Caldas — ao sul do estado —, que conta com lindas paisagens e boas oportunidades para entrar em contato com a natureza.

Em Pocinhos do Rio Verde, é possível encontrar algumas trilhas que fazem sucesso em Minas Gerais e tomar banho em várias cachoeiras revigorantes. Muitos turistas também gostam de incluir o local no roteiro de viagem apenas para curtir a tranquilidade e a pureza do ar.

Mas o grande atrativo da região é o centro: um balneário composto por fontes de águas termais com alto poder medicinal. É um lugar bem tranquilo para descansar, e a sua entrada é gratuita.

Existem três fontes de águas termais nesse balneário:

  • São José: as águas dessa fonte são sulfurosas e radioativas, com temperatura de 23° C. São recomendadas apenas para tratamentos externos — como em casos de problemas cutâneos;

  • Samaritana: essa fonte termal fornece água com temperatura de 26°C e propriedades cicatrizantes, o que a torna ideal para tratamentos de problemas intestinais, como intestino solto;

  • Rio Verde: as águas apresentam tanto propriedades cicatrizantes quanto sedativas, e uma temperatura de 25,5° C. São apropriadas para casos de amebíase, colites e giardíase intestinal.

Caso você esteja planejando viajar no mês de julho, não deixe de aproveitar a Festa do Biscoito — uma manifestação cultural e de tradição familiar com várias atrações e comidas típicas da região. Também não esqueça de se preparar para o frio, que costuma ser intenso nessa época do ano.

Independentemente do mês, procure manter-se hidratado e não se exponha a mudanças bruscas de temperatura. A entrada na água deve ser gradativa para que o organismo se acostume aos poucos.

2. Marcelino Ramos (RS)

É outro belo destino com águas termais no Brasil, sendo um lugar muito procurado por quem visita o Rio Grande do Sul. E não é difícil de entender o porquê: em um estado onde faz muito frio, águas quentinhas e relaxantes soam como um verdadeiro oásis em um deserto.

As fontes termais ficam localizadas nas Termas de Marcelino Ramos, cuja infraestrutura é composta por área de camping, piscinas, toboáguas e banheiras de hidromassagem. As águas desse complexo aquático apresentam uma temperatura média de 38°C e fazem muito bem para os sistemas nervoso e respiratório. Quem sofre de doenças reumáticas, hipertensão e estresse também se beneficia com os banhos.

Além de aproveitar os benefícios do termalismo, há a possibilidade de andar a cavalo, fazer trilhas e arvorismo. Outra recomendação turística é realizar um passeio em uma Maria Fumaça de 1920: o Trem das Termas.

Trata-se de um passeio de trem clássico entre Marcelino Ramos e Piratuba (SC), com direito a restaurante, doces, frutas, cachaças e artesanatos típicos da região. Inclusive, Piratuba também tem seu próprio balneário de águas termais.

3. Gravatal (SC)

A Estância de Águas Hidrominerais de Gravatal é classificada como a segunda melhor do mundo, ficando atrás apenas do complexo de Aux-Les Thermes, localizado na França. Essa estância engloba uma rede de hotéis que captam as águas termais in natura para serem aproveitadas em piscinas coletivas ou em banheiras individuais nas suítes.

O que faz dessa estância ser uma das melhores fontes termais no Brasil são as propriedades terapêuticas de suas águas. São radioativas, oligominerais e levemente carbonadas. Elas circulam por fraturas de rochas graníticas e chegam até a superfície a uma temperatura de 37°C.

As águas termais de Gravatal são usadas em algumas aplicações listadas abaixo:

  • Balneoterapia: feita com banhos, é uma terapia recomendada para casos de reumatismo, dermatose, artropatia e estados emocionais;

  • Inaloterapia: é feita por meio de inalação de vapores da água, sendo indicada para doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica;

  • Uso hidropínico: é um tratamento feito com uso oral e adequado para problemas renais, lavagem estomacal, desintoxicação hepatorrenal e síndromes alérgicas;

  • Emanoterapia: essa terapia é uma sugestão para tratar todas as doenças citadas anteriormente e é feita a partir do contato com os gases emanados.

Na estância, você ainda pode desfrutar de outras terapias que potencializam o poder do banho nas água termais e proporcionam momentos bem relaxantes, como acupuntura, massoterapia e fitoterapia

Gravatal também não decepciona os amantes do ecoturismo, pois há cachoeiras, grutas e trilhas na região. A cidade também conta com um parque aquático para quem quer se divertir um pouco mais.

4. Águas de Lindóia (SP)

O balneário de Águas de Lindóia foi um dos primeiros destaques de águas termais no Brasil. O volume que abastece o balneário surge de seis fontes: São Roque, Santa Filomena, Glória, Madame Curie, Saúde e Celestino Bourroul.

Elas brotam do solo a 28ºC e têm características relevantes, como:

  • propriedades digestivas: a escassez de metais pesados faz com que a absorção da água termal pelo organismo seja mais rápida;

  • propriedades estimulantes: o efeito estimulante é provocado pela presença de radioatividade na água, que atua diretamente na musculatura lisa visceral do organismo;

  • propriedades diuréticas: a água é absorvida e excretada rapidamente por apresentar pouco sódio.

As águas termais de Águas de Lindóia são aproveitadas para lazer, banhos de imersão, hidromassagem, ducha escocesa e em outros serviços.

Entretanto, a grande atração desse lugar é um banho chamado Stangerbad. É um banho de choque — o único da América Latina — com ação relaxante e analgésica, indicado para tratar a insônia e enfermidades associadas a dores no nervo ciático, como artrites. A sensação que o Stangerbad causa é similar a uma acupuntura sem agulhas.

Quem visita Águas de Lindóia pode não somente usufruir de maravilhosas fontes termais no Brasil, como também caminhar pelas ruas tranquilas da cidade e ser recepcionado por um povo simpático e hospitaleiro.

Bônus: principais benefícios das águas termais

Você já se perguntou por que os banhos quentes fazem tanto sucesso em alguns países do oriente? Um dos exemplos mais conhecidos é o hamam, ou simplesmente banho turco, cuja origem remonta aos primeiros séculos de nossa era.

E não é à toa: além de proporcionarem bem-estar, relaxar e reduzir o estresse, as propriedades terapêuticas dos banhos quentes também são poderosas aliadas no combate a diversas patologias.

É por isso que as águas termais são muito mais que lazer e descanso: graças à sua temperatura, que pode variar entre 28 e 36°C, e sua rica composição em sais minerais, elas desempenham importante papel no tratamento de diversos problemas de saúde.

Embora as águas quentes não substituam os tratamentos tradicionais à base de medicamentos, elas podem ser poderosas alternativas para potencializar seus efeitos — ou quando, pelo contrário, eles já não funcionam como o desejado.

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios proporcionados pelas águas termais. Confira!

Combatem os problemas respiratórios

As águas termais são uma alternativa aos tratamentos tradicionais para problemas de vias respiratórias, como bronquites, otites, sinusites e rinites alérgicas. Ao regenerarem as mucosas das vias respiratórias, as águas termais dissolvem o muco e liberam as vias, aliviando o processo respiratório de quem sofre dessas patologias.

Diminuem as dores do corpo

A água quente tem o poder de relaxar os músculos, aliviando dores causadas pela tensão muscular, além de atuar também nos ligamentos, tendões e articulações.

Por isso, uma temporada em estações de águas quentes pode beneficiar pessoas que sofrem de patologias, como tendinites, fibromialgia e reumatismos, além de aliviar dores crônicas como dores nas costas e de cabeça.  

Melhoram a circulação

Ao aumentar a pressão hidrostática do corpo, as águas termais melhoram a circulação sanguínea, combatendo problemas como inchaços, dormências e formigamentos. Além disso, em associação com outros cuidados, podem também desempenhar um grande papel na prevenção de patologias como varizes, tromboses e problemas cardiovasculares.

Proporcionam conforto e bem-estar

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde do espírito. Por isso, reservar alguns dias para se desligar da correria do dia a dia e descansar em uma estação de águas termais é fundamental para reestabelecer o equilíbrio entre corpo e mente.

Além de todo o conforto oferecido pelos complexos de águas termais, o calor das águas reduz os níveis de estresse, alivia a ansiedade e auxilia, até mesmo, no equilíbrio do sono.

Outra estratégia importante para potencializar os benefícios proporcionados pelas águas quentes é associar os banhos a outros tratamentos, como hidroterapia, fitoterapia e massoterapia.    

Por isso, vale a pena colocar uma temporada nesses destinos em seus planos para as próximas viagens: a paz e a tranquilidade oferecidas pelas águas termais, além de seus benefícios à saúde, com certeza farão você querer voltar.

Agora que você já sabe onde estão as principais fontes de águas termais no Brasil e quais são seus principais benefícios, que tal aproveitá-las? Será que uma viagem mais tranquila para descansar e curtir a família não é tudo que você precisa para as próximas férias?

Gostou de saber mais sobre alguns dos destinos com águas termais no Brasil? Entre em contato com o Grand Hotel e fique por dentro de tudo o que oferecemos para que a sua hospedagem seja incrível!


Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This