Curiosidades

Cultura de Minas Gerais: 6 motivos para se apaixonar pelo estado!

A cultura de Minas Gerais é uma das mais ricas do Brasil. Não é à toa que a região possui um bom número de Patrimônios Culturais que vão desde cidades e igrejas até a culinária e produções artesanais.

Com toda essa diversidade de história e cultura, vai ser difícil você não se apaixonar pelo estado. Neste post, selecionamos 6 motivos que farão você se preparar, agora mesmo, para conhecer Minas Gerais.

1. A rica cultura negra da comunidade dos Arturos

É uma comunidade formada por descendentes de escravos de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva. Seus membros vivem em Contagem e preservam as tradições de danças, sons, festividades e eventos religiosos que fazem parte da identidade cultural dos negros.

A comunidade foi reconhecida em 2014 como Patrimônio Imaterial do estado de Minas Gerais. Com vestes e decoração especial, o lugar é uma ótima oportunidade para conhecer a manifestação cultural afrodescendente e se encantar com o estado.

2. O modo artesanal de fazer o queijo na região do Serro

O queijo já faz parte da culinária e do modo de ser mineiro. A receita desse produto conhecido no mundo todo é uma herança portuguesa e a sua produção é feita a partir do leite cru. Algumas regiões foram adaptando a sua composição, mas sem deixar perder a qualidade.

Em Serro, você poderá acompanhar toda a produção artesanal do queijo e se deliciar com ele ainda fresco. O modo de fazer queijo nessa cidade tem tanta importância que foi registrado como Patrimônio Imaterial do Estado. Você não vai querer perder essa oportunidade!

3. A histórica cidade de Ouro Preto

É impossível falar da cultura de Minas Gerais e não se lembrar de uma das suas maiores cidades históricas: Ouro Preto. Ela foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A arquitetura colonial, as igrejas barrocas, as ladeiras históricas e grandes obras de Aleijadinho, fazem da cidade de Ouro Preto um berço cultural. Ótimo motivo para você se apaixonar por Minas.

4. A bela Igreja de São Francisco de Assis

Está localizada em Ouro Preto e foi erguida pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis. É considerada uma das grandes obras do mestre Aleijadinho e um dos maiores símbolos da arquitetura brasileira. Com estilo barroco e elementos decorativos rococó, a construção se destaca pela elegância nos traços e a riqueza nos detalhes.

A Igreja de São Francisco de Assis foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e já foi classificada como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. Quer melhor motivo do que esse?

5. A tradição da Festa do Biscoito em Caldas

A festa é tradição há mais de duas décadas e acontece no mês de julho no distrito de Pocinhos do Rio Verde, na região de Caldas. O destaque fica por conta da variedade de recheios do delicioso biscoito de polvilho, tão famoso na região. A receita é familiar e passa de geração para geração.

Em 2013, foi considerada Patrimônio Imaterial Cultural da cidade e reúne inúmeros visitantes que aproveitam para conhecer todos os pontos turísticos da cidade de Pocinhos do Rio Verde. Você vai se apaixonar pela festividade e pela região.

6. O grande acervo do Museu Mineiro

O Museu Mineiro foi projetado para ser residência dos secretários de Estado, mas logo passou a funcionar como museu. Em seu interior, estão reunidos mais de 2.600 objetos que fazem parte do riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico.

Você vai encontrar pinturas históricas, achados arqueológicos, imagens sacras e tantas outras obras. É o lugar certo para conhecer mais sobre a cultura e história mineira e se encantar, cada vez mais, por Minas Gerais.

Agora você percebeu o que a cultura de Minas Gerais tem de tão especial que faz qualquer um se apaixonar pelo estado. Então, o que você está esperando para arrumar as malas e viver momentos inesquecíveis?

Se você gostou desses 6 motivos para se apaixonar pelo estado de Minas Gerais, compartilhe o post em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem mais sobre o lugar.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This