Dicas

Listamos 5 destinos com estância hidromineral que você deve conhecer

Está com vontade de relaxar e ainda aproveitar as propriedades medicinais de um passeio? Então você não pode deixar de conhecer lugares que têm uma estância hidromineral. São as famosas termas, utilizadas desde a antiguidade para tratamentos de dores musculares, problemas respiratórios, estresse, hipertensão, problemas de pele e muitos outros.

No Brasil, temos uma fartura de destinos que oferecem as águas termais, e vale a pena conhecê-los, seja pela visita relaxante ou para tentar a cura pela natureza. Confira!

1. Águas de Santa Bárbara

A cidadezinha de menos de seis mil habitantes localizada no interior paulista atrai visitantes de todo o Brasil quando o assunto é uma estância hidromineral. A mina fica às margens do Rio Pardo e é um ótimo lugar para fazer um passeio relaxante e arborizado.

O Parque das Águas abriga o Balneário Municipal, onde os visitantes podem tomar banhos de imersão nas águas medicinais, aproveitar as saunas e as duchas ou ainda a piscina com hidromassagem.

2. Águas de Lindóia

Mais uma estância hidromineral do estado de São Paulo, Águas de Lindóia é um dos principais destinos da região, por causa da fama conquistada pela singularidade de suas águas.

O banho mais conhecido da cidade é uma imersão com placas de carvão que emitem correntes elétricas. É a única terma desse tipo na América Latina e suas propriedades medicinais são bem registradas.

3. Pocinhos do Rio Verde

Distrito de Caldas, Pocinhos do Rio Verde é uma vila de apenas mil habitantes que oferece uma ótima estrutura para quem curte fazer ecoturismo. O Balneário oferta banhos de imersão, hidromassagem, sauna e três fontes de águas termais.

As águas de Pocinhos do Rio Verde são radioativas, alcalino-sulfurosas e bicabornatadas-sódicas. Se isso não faz muito sentido para você, basta saber que essa composição é a mesma das famosas águas de Vichy, na França. As fontes Samaritana, São José e Rio Verde têm águas de coloração verde esmeralda, que são muito efetivas no tratamento de problemas digestivos, além de outros.

Pocinhos ainda oferece uma diversidade de produtos locais, como vinhos, queijos, doces e frutas secas, além dos tecidos feitos no tear tradicional. A Festa da Uva, em janeiro, e a Festa do Biscoito, em julho, movimentam a cidade e são garantia de diversão e boa culinária.

4. Barra do Garças

O município de Barra do Garças fica em Mato Grosso, na região do Vale do Araguaia, e abriga O Parque das Águas Quentes. O lugar é rodeado de área verde e tem piscinas naturais hidrotermais, toboágua, bar molhado e outras opções de diversão.

O parque também possui estrutura turística, com bares, restaurantes, vestiários e instrutores de hidroginástica. As águas são quentinhas, com temperatura variando entre 31 e 43 ºC.

5. Caxambu

Localizada na Serra da Mantiqueira, Caxambu é uma das maiores e mais famosas estâncias minerais do mundo. Seu Parque das Águas é considerado a maior reserva de águas carbogasosas do planeta, e você poderá experimentar águas de doze fontes, cada um com um gosto bem particular e propriedades diferentes.

O Parque foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Gostou de conhecer esses destinos com estância hidromineral? E que tal visitar Pocinhos e ficar hospedado no Grand Hotel? Entre em contato com a gente e planeje sua viagem!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This