O território brasileiro é repleto de muitos encantos, como as serras, que atraem cada vez mais turistas buscando explorar esses locais. Minas Gerais possui mais de 40 conhecidas e, por isso, as serras mineiras compõem os principais pontos turísticos da região.
Esses verdadeiros paraísos proporcionam paisagens deslumbrantes e possuem muitos atrativos para quem busca se integrar à natureza por meio do turismo ecológico. Ali, é possível ter acesso a paisagens naturais, com cachoeiras exuberantes, santuários ecológicos e prática de esportes radicais.
A seguir, listamos algumas serras mineiras que precisam fazer parte do roteiro da sua próxima viagem. Continue a leitura e confira!
1. Serra da Mantiqueira
A Serra da Mantiqueira é uma das mais conhecidas do estado e também uma das mais bonitas. Costuma atrair desde casais em busca de aconchego até turistas mais aventureiros que estão ansiosos para explorar as trilhas da região.
Ela está localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e possui inúmeras cachoeiras e formações rochosas. A melhor época para visitar a região é durante o outono e o inverno, mas em todas as estações é possível aproveitar os passeios e pontos turísticos que ela oferece.
2. Serra do Cipó
A região onde se encontra a Serra do Cipó possui uma rica diversidade de fauna e flora, preservadas devido à criação do Parque Nacional Serra do Cipó, que abrange uma área com matas, rios, cachoeiras, cavernas e sítios arqueológicos.
Os principais atrativos são os banhos e o rapel nas cachoeiras, bem como as trilhas espalhadas por toda a região. Apesar de ficar apta à visitação durante o ano todo, entre os meses de maio a agosto a temperatura fica mais agradável. Já entre abril e novembro, o período de seca torna a prática de rapel mais fácil.
3. Serra do Curral
Localizada na capital mineira, a região atrai turistas em busca de contato com a natureza, dentro da área urbana. O parque de mesmo nome transformou-se em um cartão postal da cidade, sendo um espaço para prática de caminhadas e trilhas, e oferece uma vista privilegiada da cidade com seus mirantes.
O parque está aberto à visitação o ano todo, mas é bom levar em consideração que o verão traz um período de chuvas para a capital mineira. Entre os meses de abril e setembro, o tempo fica mais seco, diminuindo, consideravelmente, as chuvas. Assim, o clima fica mais propício para visitar a região.
4. Serra do Caraça
A Serra do Caraça está localizada entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, onde se encontra o Parque Natural do Caraça, um dos principais parques para fazer ecoturismo no estado.
Nesse parque podemos encontrar picos, grutas, cachoeiras e cascatas. Para ter acesso a estas belezas naturais, existem trilhas sinalizadas em toda a extensão do local. Quem busca o local para caminhadas deve levar em consideração que a melhor época para visitação é no período do inverno, por ser mais seco. Já o verão é o ideal para banhos de cachoeiras e poços.
5. Serra da Canastra
A Serra da Canastra é uma região ecoturística, que engloba o total de seis municípios: Delfinópolis, São Roque de Minas, Capitólio, São João Batista do Glória, Vargem Bonita e Sacramento, e tem como principal atrativo o Parque Nacional da Serra da Canastra.
A região, que possui diversos paredões rochosos e inúmeras quedas d’água, atrai muitos turistas em busca de aventura pelas cachoeiras, passeios 4×4, cicloturismo e rapel.
Para evitar trombas d’água e enchentes nos rios e cachoeiras, a melhor época para visitar a região é entre os meses de março a maio e, ainda, de setembro a novembro, quando as chuvas não são tão frequentes.
Minas Gerais é um destino muito procurado, pois reúne cidades históricas, excelente gastronomia e belezas naturais inigualáveis. Por isso, é importante se organizar para escolher o destino da sua aventura, seguindo as dicas que deixamos aqui.
Para qualquer época e idade, as serras mineiras entram no roteiro de uma viagem agradável e inesquecível, oferecendo uma rota indispensável para quem curte natureza, tranquilidade e, também, mergulho, trilhas, cachoeiras, cavernas e prática de esportes radicais.
Conhece mais pessoas interessadas nas belezas oferecidas pelas serras mineiras? Compartilhe essas dicas nas redes sociais!